ASO

Atestado de Saúde Ocupacional (NR7)

Exigido sempre que um funcionário for admitido em uma empresa e deverá ser repetido quando houver necessidade conforme alterações do quadro funcional:
ASO – Periódico: de acordo com a periodicidade que o médico Coordenador do PCMSO definir, tendo em vista as normas e riscos referentes a função exercida),
ASO – Retorno ao Trabalho: no primeiro dia de trabalho após o retorno do trabalhador ausente por período igual ou superior a 30(trinta) dias por motivo de doença ou acidente;
ASO – Mudança de função: antes de assumir a nova função pretendida,
ASO – Demissional: quando o funcionário se desliga da empresa, deverá ser realizado no prazo máximo até a data da homologação do contrato de trabalho, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de: 135 (cento e trinta e cinco) dias para as empresas de grau de risco 1 e 2; 90 (noventa) dias para empresas de grau de risco 3 e 4 segundo o Quadro 1 da NR 4. Caso tenha realizado o exame no prazo inferior a estes não é necessário repeti-lo.

 

PCMSO

Programa de Controle médico de Saúde Ocupacional (Nr7)

É um Programa de Controle Médico que visa a prevenção da saúde dos seus trabalhadores, através de monitoramento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho. Tem por objetivo detectar precocemente os riscos que podem comprometer a saúde dos colaboradores, de forma a prevenir, atenuar e tratar as doenças relacionadas ao trabalho, este documento deve ser planejado e implantado com base nos riscos existentes no local de trabalho e deverá ficar arquivado no estabelecimento à disposição da fiscalização.

 

PPP

Perfil Profissiográfico Previdenciário

Relata o histórico laboral do trabalhador, reúne dados administrativos, exposição aos riscos ambientais ao qual o funcionário esteve exposto, registros ambientais, resultados de monitoração biológica durante o período que exerceu suas funções. Estas informações são exigidas pelo INSS afim de aposentadoria ou auxilio acidente ou doença.

 

LTCAT

Laudo Técnico das condições do ambiente de trabalho

Este Programa consiste em levantar os riscos à qual os funcionários estão expostos de modo a preservar a integridade dos trabalhadores, mediante a antecipação dos riscos ambientais existentes ou que venham a existir tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

Com esse programa são estabelecidos todos os procedimentos que deverão ser tomados com a finalidade de prevenir acidentes ou qualquer outro dano à integridade física dos trabalhadores. O Programa estabelece também, um cronograma a ser implementado durante o seu período de vigência, conforme disponibilidade da empresa, sob a responsabilidade do empregador e com a efetiva participação dos trabalhadores.

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deve ser atualizado anualmente ou sempre que houver modificações no layout do estabelecimento. O mesmo deverá ficar arquivado no estabelecimento à disposição da fiscalização.

(Lei número 8.213 de 24 de julho de 1991, alterada pela Lei 9.732 de 11/02/1998)

 

Exames Complementares

Na Medicina Ocupacional servem para auxiliar o médico na elaboração de um diagnóstico

Exames Complementares na Medicina Ocupacional servem para auxiliar o médico na elaboração de um diagnóstico e são solicitados através do PCMSO pelo Médico do Trabalho responsável, devem ser realizados conforme os períodos especificados no PCMSO, dependendo da atividade do colaborador.
Abaixo citamos alguns dos exames recomendados e realizados na JIMED

Espirometria - Espirometria é um exame rotineiro utilizado para avaliar as condições de funcionamento dos nossos pulmões.Na Medicina do Ocupacional tem como funcao avaliar se o pulmão é sadio para se habilitar a trabalhar em determinadas funçoes, e quanto tempo continuará bem nesta função.
Raio- X - Raio X de tórax é o exame radiológico mais comumente realizado. Fornece imagens do coração, pulmão, vias aéreas, vasos e ossos da coluna vertebral e do tórax.O exame radiológico serve de registro para análise e investigação de alterações do quadro clínico de pacientes sintomáticos ou assintomáticos (que não apresentam sintomas).
Audiometria - A finalidade da audiometria ocupacional é detectar doenças pré existentes e avaliar a audição dos trabalhadores expostos ao ruído no trabalho, para detectar possíveis alterações auditivas e a partir daí adotar medidas de engenharia e administrativas, no intuito de evitar o agravamento da audição do trabalhador e suas conseqüências legais para a empresa.

Eletro - Encefalograma Ocupacional - Eletroencefalograma é um exame rotineiro utilizado para avaliar a atividade elétrica do nosso cérebro, na Medicina Ocupacional é feito em trabalhadores saudáveis que irão assumir atividades de risco em empresas, para contratar e acompanhar trabalhadores que realizam atividades de risco como trabalho em altura, motoristas de ônibus, pilotos, etc

Eletrocardiograma - é um teste que registra a atividade elétrica do coração, auxiliando o diagnóstico de alterações nos batimentos cardíacos, na função e/ou na estrutura anatômica do coração.Resultados anormais de ECG podem indicar a presença de doenças cardíacas, que podem gerar risco para trabalhos em altura, espaços confinados ou operações de máquinas e/ou transporte de passageiros e cargas.